4 Dicas para baixar spread do Crédito à habitação?

baixar o spread

As recentes subidas da Euribor provocaram um escalar agressivo das prestações dos créditos à habitação. Sem muito por onde recorrer para fazer face a esta situação, muitas famílias viram-se obrigadas a tentar baixar o spread, talvez o único fator em que é possível mexer.

O que é o spread?

De uma forma simples, o spread pode ser descrito como o lucro que o banco tem com a concessão do crédito à habitação. Sendo este um valor diferente entre instituições bancárias, a concorrência faz com que muitos bancos o usem para atrair clientes para os seus produtos de financiamento. A premissa é simples: quanto mais baixo o spread, menor é o impacto do mesmo na prestação mensal, o que se traduz numa redução da mesma.

Há certas estratégias que os consumidores podem (e devem) usar para conseguir um spread mais baixo, algumas das quais vamos passar a abordar de seguida:

1. Negociação

A negociação pura e dura é um dos meios para se atingir o fim pretendido. Quando melhor for a relação do cliente com o banco, mais vantagens conseguirá. A antiguidade e um bom historial também são fatores preponderantes neste tipo de situações.

O ideal é informar-se junto de diversas entidades bancárias e reunir uma lista com os spreads que cada uma é capaz de lhe oferecer. Assim, quando se deslocar ao seu banco para efetuar a negociação, vai ter armas valiosas na mão, além de demonstrar que está bem informado acerca dos produtos alternativos existentes no mercado.

2. Mudar de banco

Se a negociação com o banco atual não resultar, não lhe resta outra alternativa a não ser mudar para outro. Afinal, em tempos de aperto, o melhor amigo é aquele que menos lhe pesar na carteira. Não tenha receio de mudar de banco: há um conjunto de regras pelas quais todos têm de se guiar, pelo que ambas as partes estão assim salvaguardadas.

Poderá ter interesse:  MTIC - Calcular o custo total do crédito

3. Baixar o spread com a ajudar de um Intermediário de crédito

Pela natureza do seu trabalho, os intermediários de crédito podem prestar uma ajuda bastante valiosa na hora de baixar o spread do crédito à habitação. Estes profissionais trabalham diariamente com diversos bancos, fazem mais negócios numa semana do que muitos de nós na vida toda, portanto sabem as portas certas onde bater no sentido de concretizarem os seus objetivos, que são comuns aos dos clientes. O melhor de tudo é que o trabalho dos intermediários de crédito é gratuito, pois quem lhes paga são os bancos sob a forma de comissões.

4. Esteja preparado para contratar outros produtos do banco

Como o spread é a margem de lucro dos bancos, e o intuito do cliente é baixar esse valor, é normal que estas entidades tentem ir buscar o rendimento restante a outro tipo de produtos do seu portfólio. Dessa forma, é bastante comum conseguir-se uma diminuição do spread se, por exemplo, se subscrever um cartão de crédito, ou até mesmo alguns seguros. Faça bem as contas, pois certos seguros são obrigatórios, logo se contratar os mesmos no banco lhe traz vantagens, porque não fazê-lo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *