Amortizar Crédito Habitação sem penalizações até final de 2023

amortizar crédito habitação sem penalizações

Já falamos diversas vezes por aqui sobre a amortização de capital no crédito habitação. Seja pelo processo em si de como amortizar junto do seu banco, como também pelos custos de antecipar do capital em divida.

Hoje falamos da medida do governo, lançada no final de 2022, para ajudar as famílias a amortizar o seu crédito habitação. Assim, o governo pretende incentivar a redução da divida aos bancos, fazendo com que os encargo das famílias com o crédito habitação se mantenha estável e não aumente consideravelmente com o aumento dos juros.

Sem penalizações, nem comissões – mas só se tiver Taxa variável

Ao amortizar antecipadamente um crédito habitação, terá de pagar ao banco e ao estado(Imposto de selo) um valor acrescido por esse acto.

No caso de ter um crédito habitação com taxa fixa, paga 2% + imposto de selo, pela amortização antecipada. No caso se ter um crédito habitação com taxa variável a penalização reduz para 0,5% + imposto de selo.

Com o novo Decreto-Lei n.º 80-A/2022 , que entrou em vigor no final de 2022 e está aplicado até final de 2023, ao amortizar o seu crédito habitação, e caso esse seja de Taxa variável, não terá qualquer penalização. Ou seja, não pagará os 0,5%, nem o respectivo imposto de selo. No caso de ter taxa fixa, terá de pagar os 2% e o respectivo imposto de selo.

Para além da regra do tipo de Taxa do crédito, esta regra aplica-se apenas a casos em que se trata de um crédito de aquisição ou construção de habitação e que seja habitação própria permanente.

Compensa amortizar o Crédito habitação agora?

Há diversas vertentes que deve ter em conta, passamos a enumerar algumas:

  • Qual o peso actual dos juros na sua prestação da casa? É aí que irá ter mais impacto com a amortização.
  • Faça as contas de quanto poupará em juros ao fazer essa redução de capital em divida ao banco. Será que conseguirá obter um rendimento superior investindo essas poupanças?
  • Em que fase do crédito é que está? Como sabe, pagamos mais juros nos primeiros anos do crédito do que a meio/perto do final. Se tiver a meio do período, poderá não compensar.
Poderá ter interesse:  Crédito habitação em bairro não legalizado ou por urbanizar

Esta é uma medida do Governo válida até final de 2023. Não sabendo ainda se irá prolongar após este período.

Caso precise de ajuda neste processo, para entender qual poderia ser a melhor opção para o seu caso, poderá sempre recorrer a um dos mais de 1000 Intermediários de Crédito autorizados pelo BdP que estão presentes no Creditohoje.pt, aceda aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *