BdP baixa taxa juro em stress para 1,5% no Crédito habitação

calcular taxa de juro

O Banco de Portugal prepara-se para aliviar a pressão sobre a concessão de novos créditos habitação. Como? Aliviando o teste que é feito à taxa de juro em situação de stress, passando de +3% para +1,5%.

Desde 2018, quando as taxas de juro estavam perto dos 0%, que foi implementada esta medida que obriga os bancos a efectuar “stress tests” a todos os novo créditos habitação, com taxa variável ou mista. O objectivo é assegurar que quem contrai um crédito habitação a 0% de juros, também o conseguirá pagar se a taxa ficar nos 3%.

No entanto, uma vez que a taxa euribor nos dias de hoje já está acima dos 3%, os bancos estão a adicionar +3% quando fazem os “stress tests”, o que torna o acesso ao crédito mais difícil.

Numa altura em que as taxas de juro estão já bastante altas(acima dos 4% nos principais prazos), o Banco de Portugal acredita que uma situação de +3% é irreal, por isso esta nova medida de aliviar para os 1,5%.

Esta redução está prevista entrar em vigor entre o final de Setembro e o início de Outubro deste ano, esperando assim que as famílias possam aceder ao crédito habitação com mais facilidade.

Poderá ter interesse:  O que significam as siglas dos simuladores de créditos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *