Cartão Universo: tudo o que precisa de saber

cartão universo

O cartão Universo é, provavelmente, um dos cartões de pagamentos mais conhecidos da nossa praça. A sua promoção em espaços comerciais frequentados diariamente por milhares de pessoas contribui, em grande parte, para esse facto. Mas, afinal, como funciona o cartão Universo?

Universo: muito mais que um cartão de crédito 

Na verdade, o Universo é um cartão universal que inclui as modalidades de débito e de crédito, tornando possível aos seus possuidores pagarem as compras quer presenciais, quer online. Para além disso, permite efetuar levantamentos em numerário, fazer pagamentos de serviços e contas, assim como transferências e pagamentos ao Estado Português. 

Perante estas possibilidades, os leitores poderão estar a questionar-se se a adesão ao cartão Universo carece da criação de uma conta bancária junto da entidade emissora. Importa esclarecer que tal não é necessário, bastando ao cliente indicar o NIB da sua conta atual, da qual serão retirados os montantes dos pagamentos mensais. 

Apesar deste ser um produto com a chancela Sonae, não é só nas suas lojas que é possível utilizá-lo. Em todas as lojas aderentes à rede Mastercard é possível pagar com recurso ao Universo, o que perfaz um total mundial de mais de 50 milhões de estabelecimentos. Porém, a associação do Universo à Sonae é visível, por exemplo, no facto deste substituir os cartões de fidelização Continente e Worten Resolve, assim como em algumas vantagens exclusivas que vamos mencionar já de seguida.

As vantagens e as promoções deste cartão

Assim como outras opções semelhantes que podemos encontrar no nosso mercado, também o cartão Universo providencia o acesso a alguns benefícios por parte dos seus clientes.

Desde já, importa começar pela versatilidade e universalidade de utilizações possíveis, já atrás mencionadas, principalmente tendo em conta que este é um cartão sem qualquer tipo de anuidade nem comissão de disponibilização. O acesso aos programas de fidelização da Sonae é outra vantagem.

Poderá ter interesse:  Cartões de Crédito WiZink - Conheça as 4 ofertas existentes

Todas as compras pagas com o Universo na modalidade Fim do Mês usufruem de 1% de desconto, além da ausência de juros. Outras modalidades prestacionais sem juros, sejam promocionais ou permanentes, podem ser selecionadas em alguns comerciantes, como por exemplo Boutique dos Relógios, Note, Mo, Zippy, Dr. Wells, Worten e Continente. Este cartão garante também descontos em combustíveis Galp, porém é importante mencionar que os pagamentos com o mesmo em estabelecimentos de venda de combustível estão sujeitos a comissões.

Apesar de tudo, uma das maiores vantagens da utilização do Universo é a flexibilidade de pagamentos permitida. Assim, em cada transação, seja ela uma compra, um levantamento, uma transferência ou até um pagamento ao Estado, o utilizador pode escolher como pretende a pagar. As modalidades disponíveis são várias:

  • Débito: o valor em causa sai imediatamente da conta Universo, contudo é necessário antecipadamente carregar a mesma através de transferência bancária;
  • Fim do Mês: o montante é pago no final do mês seguinte (conforme a data de fecho do extrato), sem juros e com 1% de desconto;
  • Modalidades fracionadas: o cliente pode escolher pagar em 3, 6 ou 12 vezes com juros (opções sem juros podem estar disponíveis promocionalmente).

Toda a gestão do cartão Universo pode ser efetuada a partir da aplicação para smartphone específica para o efeito. Os interessados podem aderir em qualquer balcão Universo, mas também nas lojas Continente, Worten, Wells ou Dr. Wells. Utilizem sempre os cartões de crédito com consciência e moderação.

Pagamento antecipado – Como funciona

O pagamento antecipado do cartão universo pode ser feito a qualquer altura. Para tal, basta utilizar as referências multibanco, que constam no seu extrato mensal (estas referências são sempre as mesmas, não mudando de mês para mês).

Poderá ter interesse:  Crédito para férias: Não vá de férias sem ler este artigo

Em alternativa, pode entrar na sua App do cartão universo, na área “Mais”, selecionando “Pagamentos Livres”, ou na Área de Cliente Universo Online, na página “Informações sobre Pagamentos”. Os pagamentos livres efetuados até ao dia 30 de cada mês terão impacto na sua mensalidade. Após esta data, mesmo que faça um pagamentos livre, o mesmo não terá impacto na mensalidade deste mês.

Consultar o extrato no Cartão Universo

O extrato do seu cartão pode ser consultado através da App universo(no Menu: “Movimentos” -> “Extratos”), ou através da sua área de cliente, no Universo Online, basta clicar em “Movimentos e Extratos” e depois selecione “Ver Extratos”.

2 comentários em “Cartão Universo: tudo o que precisa de saber

    • Abílio Salgado Responder

      Necessito de saber o valor em dívida do meu cartão. Para regularizar totalmente a mesma. Após o pagamento, agradeço que me enviem declaração a confirmar que não devo nada à Universo. Com os melhores cumprimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *