Como ler o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal

mapa de responsabilidades

Se já precisou ou precisa de um crédito, certamente que já lhe pediram o seu Mapa de Responsabilidades. Saiba como ler este documento, pois é muito importante para a aprovação do seu crédito.

Além da informação sobre os rendimentos atuais, obtida através da situação laboral do indivíduo, são também analisados outros parâmetros, tais como responsabilidades vigentes, e histórico de cumprimento ou incumprimento anterior.

O que é o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?

Como o próprio nome indica, este mapa é um documento no qual constam todas as informações referentes a créditos que existam em nome da pessoa que o solicita. Lá estão refletidos todos os empréstimos dos quais seja titular ou até fiador, montantes em dívida e respetivo valor das prestações mensais. Todos os tipos de financiamentos surgem aqui refletidos, além dos cartões de crédito dos quais seja titular, independentemente de ter ou não valores em dívida nos mesmos.

Conforme mencionado anteriormente, este mapa serve para avaliar a condição financeira de um cidadão, no sentido de perceber a sua aptidão (ou falta dela) para contrair novas dívidas. O risco inerente a um financiamento tem de ser sempre avaliado pelo credor, pois só assim se evitam créditos malparados, incumprimentos, cobrança de juros de mora, insolvências, entre outras situações desagradáveis.

Como obter este documento

O Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal pode ser obtido através da internet, com recurso ao site desta entidade (https://www.bportugal.pt/). Uma vez aberto, o utilizador deve efetuar o login com os dados de acesso ao Portal das Finanças. Em seguida, basta clicar em “Particulares”, no topo da página, depois em “Central de Responsabilidades de Crédito”, e por fim em “Obter mapa”. Poucos segundos depois, o documento gerado é descarregado para o computador em formato PDF, podendo então ser lido e analisado.

Poderá ter interesse:  6 Dicas para escolher o melhor Crédito Pessoal do mercado

Como ler o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?

Na verdade, a compreensão de tal documento é relativamente simples. A informação contida é da responsabilidade de cada organismo financeiro, e é exatamente assim que os dados estão organizados. Para cada banco são mostrados os cartões de crédito, o plafond de cada um, montantes em dívida e respetiva prestação, se aplicável. Em seguida surgem os créditos, divididos por aqueles em que o cidadão é avalista ou devedor, assim como o tipo de crédito em questão: automóvel, pessoal ou à habitação, para citar alguns exemplos. Em todos eles estão detalhados os mesmos dados que podemos ver nos cartões de crédito: total em dívida, valor da prestação e data de final do contrato. No final do mapa existe sempre uma página dedicada ao Resumo das Responsabilidades de Crédito. Aqui estão agregadas e resumidas todas as parcelas anteriores, o que permite uma visão generalizada da situação económica da pessoa em questão.

É da responsabilidade de cada um estar atento ao seu próprio Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal. Devemos descarregar este documento com alguma frequência, já que tal ato é simples, de forma a verificar se os dados nele constantes estão atualizados e de acordo com a realidade. Se porventura nos apercebermos de alguma irregularidade, devemos exigir a sua imediata correção junto da entidade financeira responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *