Como pagar um Carro? Escolha: Leasing, ALD ou Crédito

Um crédito automóvel é uma modalidade de crédito disponibilizada pelas mais diversas instituições de crédito para a obtenção de um carro novo ou usado. É uma das modalidades a que os portugueses mais recorrem, devido à enorme necessidade de um veículo atualmente para nos movermos. Por ser uma das mais populares, existe uma enorme gama de soluções dentro do próprio crédito automóvel.

Ao recorrer a esta modalidade de crédito, é importante que o cliente tenha em mente o montante de financiamento de que necessita, e também do prazo de pagamento e do ano do veículo que pretende comprar, de modo a ser calculada pela instituição de crédito a Taxa do Usura máxima, que é definida pelo Banco de Portugal de três em três meses.

Existem ainda algumas opções importantes a considerar, que passamos a analisar.

Leasing

O leasing é um aluguer de longa duração. Só é disponibilizada esta opção para carros novos. Basicamente, a instituição bancária entrega-lhe o veículo em troca de um pagamento mensal. Ao terminar o prazo estabelecido no contrato de aluguer inicial, poderá comprar o automóvel pelo valor residual.

Esta opção é útil para quem tem pouco orçamento inicial para obter um veículo, mas ao mesmo tempo o valor mensal a pagar será maior do que o recurso de obter um financiamento para a compra direta do carro. No entanto, as taxas de juro são menores, não paga o imposto de selo sobre os juros e o empréstimo e, caso você seja um empresário, obtém alguns benefícios fiscais. E, claro, a opção de comprar o carro permanece em aberto no final do contrato de aluguer. A meio do contrato, caso necessite, pode trocar de veículo mediante o acordo e assinatura de um novo contrato.

Poderá ter interesse:  Crédito automóvel para imigrantes: o que é necessário?

ALD

ALD significa aluguer de longa duração. É mais uma das modalidades de crédito para o aluguer do veículo ao invés da sua compra. No entanto, difere do leasing no seguinte: no final do contrato de aluguer, o cliente é obrigado a comprar o veículo e não apenas tem a opção de devolve-lo como acontece no leasing. A vantagem é que pode passar o contrato para outra pessoal e livrar-se da responsabilidade de ficar com o veículo no final.

Tal como acontece no leasing, no ALD é obrigado a ter um seguro por danos próprios e um seguro de responsabilidade civil de 50 milhões de euros. Este valor superior ao do crédito automóvel normal (6 milhões) reflete-se no montante da mensalidade, que naturalmente fica mais pesada.

Crédito automóvel

No crédito automóvel o carro será seu imediatamente, sua propriedade e não do banco, o que se reflete num valor de mensalidade mais baixo e em mais opções de prazo de pagamento. Nesta opção, a desvantagem maior é que a instituição bancária fica com reserva de propriedade sobre o carro, o que significa que não o pode vender até finalizar o pagamento de todas as prestações e que caso não consiga pagar as prestações passado algum tempo, a instituição bancária fica com o seu veículo.

No crédito automóvel, ao contrário do que acontece nas opções de Leasing ou ALD, pode fazer amortizações antecipadas, de forma a diminuir o valor dos juros.

3 comentários em “Como pagar um Carro? Escolha: Leasing, ALD ou Crédito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *