Mudar de crédito habitação, seja através de uma renegociação das condições do seu crédito, ou da transferência do mesmo para outra entidade bancária, é uma opção que se encontra ao dispor de praticamente qualquer pessoa, e em muitos casos pode contribuir para reduzir significativamente os encargos mensais inerentes ao crédito habitação. Muitas pessoas desconhecem a inexistência de qualquer obrigatoriedade vitalícia para com as condições originalmente acordadas, o que significa que poderá sempre a qualquer momento tentar alterar as características do seu crédito de modo a usufruir de novas oportunidades de poupança.
Porquê mudar de crédito habitação?
A mais óbvia e importante vantagem de alterar o seu crédito habitação é a possibilidade de ter acesso a condições mais vantajosas, que lhe permitirão poupar muito dinheiro. Imaginemos que fez o seu pedido de crédito habitação numa altura em que as taxas de juro estavam significativamente mais altas do que actualmente. Ao manter as condições originalmente acordadas, estará a abdicar da oportunidade de usufruir das actuais condições económicas, que se revelam consideravelmente mais vantajosas do que as de há uns anos atrás.
O que pode renegociar no seu crédito habitação
São diversos os componentes do seu crédito habitação que podem ser negociados. Mesmo que não consiga baixar o spread, continuarão a haver condições inerentes ao contrato que poderão ser renegociadas de modo a que tenha a oportunidade de usufruir de prestações mais baixas:
- Seguros: Não existe qualquer obrigatoriedade em aceitar os valores propostos pelo seu banco para a contratação de seguros obrigatórios, como é o caso do seguro de vida e seguro multi-riscos. O cliente é livre de tentar procurar alternativas que melhor se adaptem à sua situação financeira, e ao fazê-lo poderá acabar por poupar quantias bastante significativas anualmente.
- Prazo do empréstimo: A renegociação do prazo do empréstimo é uma das formas mais eficazes de conseguir poupar dinheiro com o seu crédito habitação. Se o objectivo for pagar menos de juros a longo prazo, poderá tentar encurtar o prazo do seu crédito. Se, por outro lado, a sua prioridade for reduzir o valor das mensalidades, poderá optar por acordar um prazo de pagamento mais longo.
- Spread: Se tem um spread muito elevado devido a ter pedido o seu crédito numa época de maior fragilidade económica, poderá agora tentar renegociá-lo de modo a obter um spread mais baixo e assim poupar bastante dinheiro a longo prazo.
- Produtos financeiros: Na sequência da contratação do seu crédito habitação pode ter adquirido produtos financeiros adicionais, como é o caso de cartão de crédito e conta poupança, que podem representar um esforço adicional e dispensável no seu orçamento. As condições de qualquer um destes produtos pode e deve ser discutida com o seu banco, caso verifique que representam um encargo financeiro excessivo e desnecessário para si.
Como renegociar o Crédito Habitação
Poderá fazer o pedido de renegociação a qualquer altura junto da instituição de crédito onde contratou o seu crédito habitação. Deverá, no entanto, informar-se antes sobre as condições oferecidas por outras instituições, de modo a certificar-se de que uma renegociação junto do seu banco é mesmo a opção mais viável para si. O seu banco não lhe cobrará qualquer tipo de comissão desde que a renegociação tenha como objectivo alterar as condições do contrato de crédito, alterar a taxa de juro ou alterar a companhia seguradora.
Transferência do crédito habitação
Esta opção consiste em transferir o contrato de crédito do seu banco actual para qualquer outra instituição de crédito que tenha a capacidade de lhe oferecer condições mais vantajosas. Ao efectuar a transferência terá a oportunidade de renegociar todas as condições do seu crédito habitação, o que frequentemente resultará numa redução significativa dos seus encargos mensais. Para saber se deverá transferir o crédito ou simplesmente renegociá-lo basta analisar todas as propostas existentes no mercado e compará-las com as condições oferecidas pelo seu banco. Em muitos casos, a transferência acaba por revelar-se mais vantajosa, mas também é possível que o seu banco consiga fazer-lhe uma proposta de qualidade inigualável.