Dada a imensa oferta de carros usados atualmente no mercado, os preços dos mesmos compensam bastante em comparação a comprar um automóvel novo em folha num stand. Apesar disso, o preço de um carro, seja novo ou usado, continua a ser alto para a maioria dos portugueses. É exatamente por isso que existe o crédito automóvel.
Os modelos mais favoráveis do crédito automóvel são de pagamento em 120 meses até 100% do valor concedido no crédito. No entanto, é possível aligeirar estas contas. Por exemplo, se tem um bom montante para a entrada do pagamento? Nesse caso pode não precisar do crédito para 100% do valor. Igualmente, quanto à duração do pagamento, terá de escolher entre taxas de juro fixas ou variáveis – paga sempre o mesmo valor mensalmente ou o mesmo sofre alterações.
Crédito automóvel com reserva de propriedade
Existem ainda mais duas modalidades para o crédito automóvel disponibilizado pelas instituições bancárias. Pode escolher a opção de o veículo ficar em seu nome com reserva de propriedade automóvel a favor da entidade bancária, para a mesma ficar com o carro caso não cumpra o contrato de concessão do crédito, ou então não utilizar essa reserva, sendo que aqui precisará de um crédito pessoal com taxas de juro mais elevadas.
O que deve considerar antes de pedir um crédito automóvel
Antes de pedir um crédito automóvel, necessita de calcular a sua taxa de esforço. É recomendável que a mesma seja apenas até 33% dos seus rendimentos mensais. Se já estiver a pagar outros créditos, deve fazer bem as contas.
Defina um valor máximo que poderá dar de entrada para a compra do automóvel. Um bom montante inicial que não atrapalhe os seus rendimentos, mas que lhe poderá baixar o valor das prestações mensais que terá de pagar pelo empréstimo, o ajudará a cumprir o contrato de empréstimo sem grandes sobressaltos.
É importante que considere igualmente os custos que terá com o carro: a manutenção, gasolina ou gasóleo que gastará mensalmente, e, obviamente, o seguro e o registo da viatura no seu nome. Comprar um carro usado normalmente acarreta alguns custos para além do dinheiro que se paga inicialmente pelo mesmo.
Caso decida em obter um crédito pessoal para a compra do automóvel, considere se não será melhor o crédito automóvel. No caso do primeiro, ninguém lhe perguntará para que quer o dinheiro e o pagamento das prestações será alongado e agilizado, mas a opção do crédito automóvel costuma ser mais competitivo dado que o propósito do mesmo se encontra definido.
É recomendável, ainda, que faça muitas simulações antes de se dirigir a uma instituição bancária. Todos os bancos têm os seus sites que permitem fazer a simulação de um pedido de crédito automóvel. Tenha em mente quanto dinheiro necessita para o carro, o registo e possíveis arranjos do veículo usado que quer comprar, determine em quantos meses quer pagar as prestações do empréstimo, e faça várias simulações em diferentes bancos para descobrir a que melhor se adequa às suas necessidades.
Sesseta meses