Crédito habitação em bairro não legalizado ou por urbanizar

crédito habitação bairros não legalizados

Se procura casa no mercado imobiliário, é possível que se depare com habitações situadas em bairros por legalizar e que por isso careçam dos devidos planos urbanísticos.

Estas casas tendem a ser vendidas por valores consideravelmente mais baixos do que aquilo que é comum em casas de tipologia semelhante, o que acaba por atrair os mais incautos, desesperados por uma moradia à medida das suas possibilidades financeiras.

No entanto, ainda que a oferta possa parecer-lhe aliciante, é extremamente importante ponderar bem antes de investir qualquer tipo de quantia na mesma, uma vez que tal poderá, num futuro próximo, vir a revelar-se numa grande fonte de stress para si e dificultar-lhe significativamente a sua situação financeira. 

É possível conseguir um Crédito Habitação para comprar uma casa num bairro não legalizado?

Muito dificilmente algum banco lhe dará um empréstimo para comprar o que quer que seja que não esteja devidamente legalizado. Numa situação destas, o mais certo é rejeitarem-lhe de imediato o pedido, uma vez que nenhum banco quer correr o risco de se ver envolvido em litígios e ter todo o seu investimento comprometido.

Portanto, se estiver mesmo interessado em adquirir uma moradia nestas condições, é importante que não conte com a ajuda de qualquer instituição financeira e esteja preparado para entrar com o dinheiro e cobrir todos os custos inerentes à mesma.

Existe alguma alternativa de financiamento?

O mais provável é não conseguir encontrar uma solução legítima de financiamento. Caso a quantia que precise não seja muito elevada poderá tentar um Crédito Pessoal. Aqui, o dinheiro poderá ser utilizado como bem entender, não havendo necessidade de apresentar qualquer tipo de documentação referente à moradia à instituição financeira que lhe conceder o crédito. Aqui a grande desvantagem é que terá de pagar juros muito superiores do os de um Crédito Habitação, e no final ainda corre o risco de nem sequer lhe ser permitido habitar a moradia, o que poderá significar um grande investimento totalmente em vão. 

Poderá ter interesse:  Já pode pedir a bonificação dos juros do seu Crédito à Habitação

O que fazer nesta situação?

O aconselhado é certificar-se sempre da situação legal do bairro e da moradia junto da câmara municipal antes de proceder à sua compra.

Procure saber se existe sequer uma perspectiva realista da legalização da área para a habitação vir a ocorrer dentro de um curto espaço de tempo. Apenas depois de obter toda a informação possível sobre o estatuto legal da moradia deverá ponderar se investe ou não na sua compra. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *