As casas modulares, também conhecidas como casas pré-fabricadas, têm vindo a revelar-se como uma alternativa cada vez mais viável e procurada às casas ditas “tradicionais”. E com essa procura, vem a questão: Existe crédito habitação para casas modulares?
O que são Casas modulares?
As casas modulares caracterizam-se, principalmente, pelo seu modo de construção, que é executado em fábrica, ao contrário das convencionais, tipicamente em alvenaria, que é feita no terreno. O comprador escolhe os módulos pretendidos a partir de um catálogo e a casa é construída a seu gosto. As opções são praticamente ilimitadas, podendo personalizá-la a seu belo prazer. Ao contrário do que se diz, a qualidade e segurança destas casas pode facilmente igualar as de uma casa tradicional, pelo que, representam uma alternativa de habitação perfeitamente fiável para qualquer família.
Crédito habitação para casas modulares
Alguns bancos aceitarão em conceder-lhe um Crédito Habitação para financiar a sua casa pré-fabricada/modular, com condições relativamente semelhantes a uma moradia convencional.
Existe no entanto um factor que ajuda na tomada de decisão dos bancos, o facto de esta pode ser fixa ou amovível. Caso seja amovível, tem a possibilidade de deslocá-la facilmente, no entanto, aos olhos das entidades bancárias as casas amovíveis representam um risco consideravelmente acrescido, pelo que, a probabilidade de um crédito lhe ser aprovado é muito menor.
Crédito para Casas modulares?
Neste momento a única solução de financiamento destinada especificamente a este tipo de habitação é o Crédito Habitação – Casas Pré-Fabricadas da Caixa Geral de Depósitos.
Através deste crédito poderá ter acesso a financiamento para compra ou construção de uma casa pré-fabricada, bem como para a realização de obras na mesma, quer seja para habitação permanente ou para habitação secundária.
Condições:
- Necessidade de fazer a hipoteca da casa no crédito;
- Prazo máximo de 25 anos, desde que a sua idade não exceda os 80 anos no final do crédito;
- Taxa de juro base variável indexada à Euribor(TAEG de 2,2%) a 12 meses, acrescida de spread;
- Taxa de juro base fixa(TAEG de 3,0%), de 5 a 25 anos, acrescida de spread, aplicável durante todo o prazo do contrato;
- Taxa de juro mista (TAEG de 2,7%), com base fixa de 5 a 25 anos, acrescida de spread no período inicial e de base variável indexada à Euribor a 12 meses, acrescida de spread, no restante período;
Vantagens das casas modulares
Estas opções revelam-se dotadas de algumas características que podem fazer delas mais vantajosas face às alternativas convencionais. Para além de tipicamente elegantes, estas casas destacam-se nos seguintes aspectos:
Preço: Ao contrário do que muita gente pensa, as casas pré-fabricadas nem sempre são mais baratas do que as casas tradicionais. Geralmente, tendem a custar entre 1000 a 1500 euros por m2. No entanto, a possibilidade de poupar algum ocorre devido ao facto de, uma vez que são construídas em ambientes controlados, o valor acordado inicialmente é sempre o final, uma vez que não ocorrem os mesmos imprevistos que podem ocorrer com construções convencionais e que frequentemente exigem gastos extra.
Tempo de construção: Uma das principais vantagens das casas pré-fabricadas é o facto do seu tempo de construção ser muito mais reduzido do que o de uma casa tradicional. Uma casa pré-fabricada poderá estar pronta a habitar facilmente entre três a seis meses após a encomenda da mesma. Isto revela-se particularmente vantajoso para quem tem urgência em adquirir uma habitação.
Possibilidade de modificar facilmente a casa: Uma vez que é construída através de módulos, este tipo de habitação permite-lhe adicionar ou remover módulos a qualquer momento num curto espaço de tempo. Pode, por exemplo, comprar uma casa pré-fabricada apenas com um quarto, e se entretanto a família crescer adicionar um novo quarto no espaço de poucos meses. Este tipo de flexibilidade numa casa “convencional” é extremamente complicado.
Quanto ao Crédito habitação, fale primeiro com o seu banco, até porque por norma as empresas que fazem este tipo de casas não têm acordos com entidades bancárias.