Crédito habitação para um segundo imóvel – O que muda?

crédito habitação segundo imóvel

Se está a pensar adquirir um segundo imóvel com recurso ao crédito habitação é importante estar bem informado sobre o que é que isso poderá significar para as suas finanças.

É perfeitamente possível pedir um segundo crédito habitação, mas as condições que lhe forem propostas poderão revelar-se muito diferentes daquelas a que teve acesso na compra do seu primeiro imóvel.

A diferença entre as condições inerentes a um segundo crédito habitação face ao primeiro resultam do facto de este ser encarado como um produto financeiro de maior risco, geralmente com maiores taxas de incumprimento associadas. A forma dos bancos se precaverem contra potenciais situações desfavoráveis é através de condições mais exigentes.

Portanto, saiba que para a compra do seu segundo imóvel terá, muito possivelmente, que fazer um esforço consideravelmente maior em relação ao primeiro. 

1. Montante máximo

Por norma, o montante máximo que poderá solicitar para a compra de uma segunda habitação será inferior ao do referente ao primeiro imóvel. Na Caixa Geral de Depósitos, por exemplo, poderá conseguir financiamento de 85% caso se destine a uma casa para habitação própria permanente, enquanto o montante disponibilizado para uma segunda habitação é apenas de 75%. Este simples factor faz com que adquirir um segundo imóvel com recurso ao crédito se torne consideravelmente mais dispendioso. 

2. Prazo de pagamento

Conte com prazos de pagamento mais curtos do que aqueles a que teria acesso para um imóvel de habitação permanente. Isto não é, necessariamente, o caso em todas as instituições bancárias. Poderá conseguir encontrar alguma que lhe conceda um empréstimo desta natureza com prazos semelhantes ao do primeiro crédito habitação. No entanto, é mais comum que tal não ocorra, pelo que, deverá estar preparado para um prazo muito menos aliciante. Deverá, no entanto, consultar toda a oferta disponível no mercado, de modo a determinar qual aquela que lhe é mais vantajosa.

Poderá ter interesse:  Crédito habitação recusado pela Taxa de esforço. E agora?

Prazos mais curtos poderão resultar em prestações mensais superiores, aumentando assim os riscos de incumprimento. 

3. TAEG

Neste produto financeiro a TAEG acaba por seguir a tendência do spread, sendo assim mais elevada do que aquilo que encontraria num crédito habitação para habitação primária e permanente. Isto fará com que a liquidação da dívida se transforme num processo muito mais dispendioso e também arriscado para o cliente. Esta particularidade deste tipo de crédito funciona como uma medida preventiva contra maus pagadores, uma vez que sendo este um tipo de crédito tão arriscado, o banco precisa de uma forma de minimizar ao máximo os seus riscos de vir a perder dinheiro durante todo o processo. 

As características de um crédito habitação para segundo imóvel poderão variar significativamente consoante a instituição bancária, pelo que, é possível  que estas regras não sejam  aplicadas em todos os bancos disponíveis no mercado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *