Hoje em dia qualquer instituição de financeira com presença online disponibiliza o seu próprio simulador de crédito.
Estes simuladores são de grande utilidade, uma vez que permitem-lhe calcular todos os custos inerentes à concessão de um crédito, bem como conhecer as condições de acesso ao mesmo. Efectuar uma simulação online é um passo altamente recomendado para praticamente qualquer pedido de crédito, uma vez que permite-lhe ter uma ideia daquilo com que poderá contar caso vá em frente com o seu pedido de crédito.
É, também, uma forma rápida e conveniente de poder comparar a oferta disponibilizada por diversas instituições, umas vez que em poucos minutos poderá obter respostas que lhe custariam horas caso decidisse deslocar-se ao balcão para fazer simulações. Apesar da conveniência que proporcionam, há quem ainda questione se estes simuladores são realmente fiáveis.
Para determinar a fiabilidade de um simulador, é importante ter alguns factores em consideração:
Reputação das instituição financeira
Antes de efectuar qualquer simulação, certifique-se de que está a lidar com uma entidade fidedigna. Isto é particularmente importante se estiver a lidar com uma instituição financeira sobre a qual nunca tenha ouvido falar. Para determiná-lo, deverá fazer uma pesquisa no Google pelo nome da empresa de modo a encontrar o feedback existente relativamente à mesma. Se a informação disponível for escassa, então o recomendado é não perder o seu tempo.
Características do simulador
Ao utilizar um simulador o seu objectivo é ter uma resposta o mais exacta e factual possível. O que espera de uma simulação é conhecer em poucos minutos as condições do crédito que pretende pedir. Infelizmente, a maior parte dos simuladores online funciona apenas como uma referência, e não como uma resposta oficial e detalhada ao seu pedido de crédito. No entanto, quanto mais mais completo o simulador for no que toca à informação que lhe é solicitada, mais próximos da realidade os resultados do mesmo poderão estar.
Se se deparar com um simulador que possua um número muito reduzido de campos de preenchimento, o mais certo é levar com um resultado genérico e optimista que terá apenas como objectivo atrair potenciais clientes.
Seguros e comissões
Descarte sempre a credibilidade de simuladores que não apresentarem informação referente a comissões e seguros, uma vez que estes costumam ser parte integrante da maior parte dos contratos de crédito. Um simulador que lhe apresente o valor das comissões e informação sobre seguros exigidos terá sempre uma credibilidade muito superior.
Habilidade de negociar
A razão pela qual as condições apresentadas num simulador não deverão ser encaradas como 100% fiáveis deve-se ao simples facto de que, geralmente, não tem a oportunidade de negociar através de uma simulação.
Por vezes o acesso a um seguro está dependente de uma boa capacidade argumentativa e da habilidade de apresentar razões convincentes que o tornam num cliente de baixo risco. Isto tende a exigir um contacto directo e personalizado com a instituição financeira. Através de uma boa negociação é, frequentemente, possível ter acesso a condições muito mais favoráveis do que aquelas que lhe são apresentadas em simuladores online.
Resumindo: Deverá utilizar os simuladores de créditos da internet como um ponto de referência, estando sempre consciente de que nenhuma das condições apresentadas representa necessariamente as condições finais. O simulador de uma entidade fidedigna poderá até apresentar-lhe valores muito próximos da realidade,, mas não deverão nunca ser encarados como finais. Para isso, é importante um contacto mais directo e personalizado com o seu banco.