O crédito pessoal representa, frequentemente, uma forma prática e conveniente de lidar com imprevistos que podem colocar em causa a sua estabilidade financeira. Ainda que deva ser encarada como uma alternativa de último recurso, há situações que requerem, de facto, que recorra a um crédito pessoal para a concretização dos seus planos. Ver o seu crédito pessoal aprovado não é propriamente difícil, e as alternativas a que pode ter acesso são extremamente vastas e encontram-se distribuídas por uma enorme diversidade de instituições financeiras. Ainda assim, para que o seu crédito pessoal seja aprovado sem problemas é importante certificar-se de que reúne alguns requisitos de máxima importância.
Tente manter um saldo positivo constante na sua bancária
A partir do momento em que solicita um crédito pessoal deverá esperar ter todo o seu historial bancário meticulosamente analisado. Isto serve para que a instituição financeira possa determinar se constitui ou não um cliente de risco. Um dos principais indicadores de um cliente de risco é a frequência com que o seu saldo se encontra se encontra negativo. Caso isto se verifique, é muito possível o acesso a um crédito pessoal lhe seja negado, uma vez que será catalogado como cliente de risco. Isto não significa, obrigatoriamente, que não conseguirá o seu crédito, uma vez que existem outros factores envolvidos nesta decisão, mas reduzirá certamente as probabilidades de vir a usufruir dos resultados esperados.
Evidencie a sua estabilidade profissional
Caso se encontre numa situação profissional verdadeiramente estável é importante que utilize este facto a seu favor e faça questão de sublinhá-lo junto da sua entidade bancária. Se conseguir demonstrar que a sua situação profissional deverá manter-se estável durante muitos anos, é possível que determinados aspectos negativos do seu historial financeiro não sejam utilizados como obstáculo no acesso ao crédito pessoal.
Certifique-se de que não se encontra em situação de incumprimento
A partir do momento em que falha liquidar as prestações dos seus empréstimos o seu incumprimento fica imediatamente registado no Mapa de Responsabilidades de Crédito. Caso tenha um registo de incumprimento em seu nome no Banco de Portugal, fica legalmente impossibilitado de ter acesso a novos créditos, portanto, é importante ter a sua situação bancária regularizada antes de pensar em pedir qualquer tipo de crédito.
Coloque dois titulares na proposta de crédito
Ao indicar dois titulares na sua proposta de crédito está a aumentar significativamente as probabilidades da mesma vir ser aceite, uma vez que nesta situação terá duas pessoas a assumir o compromisso, reduzindo assim o risco aos olhos da instituição financeira. Isto não é garantia de que conseguirá o seu crédito, mas poderá ajudar a contornar obstáculos que possa encontrar pelo caminho como resultado de um historial bancário mais tumultuoso.
Tenha todos os documentos necessários preparados e actualizados
De modo a acelerar todo o processo é importante ter todos os documentos requeridos prontos a apresentar. Deverá, também, certificar-se de que estão todos devidamente actualizados e não apresentam qualquer tipo de inconsistência entre eles, pois isso poderá colocar em risco a sua habilidade de aceder ao crédito. Qualquer mentira ou omissão durante este processo poderá facilmente danificar a sua relação com o seu banco.