FINE – Ficha de Informação Normalizada Europeia

fine

A FINE é um documento que tem como objectivo normalizar toda a informação prestada pelas entidades bancárias, na sequência da celebração de contratos de crédito.

Basicamente, a Ficha de Informação Normalizada Europeia ajuda a simplificar toda a abundância de informação resultante do processo de contratação do crédito habitação, facilitando assim a sua interpretação por parte do cliente.

A principal vantagem da Ficha de Informação Normalizada Europeia é, segundo o Banco de Portugal, permitir ao consumidor comparar mais facilmente as ofertas entre diversas opções de crédito disponibilizadas por diversas entidades bancárias, uma vez que nesta ficha toda a informação importante relativamente ao crédito encontra-se apresentada de forma sucinta, possibilitando assim uma comparação rápida entre todas as alternativas existentes no mercado. 

A FINE deverá ser disponibilizada ao cliente pela entidade credora nas seguintes situações:

  • Na sequência da aprovação do crédito, contendo na ficha todas as informações referentes às características do mesmo;
  • No acto de pedido de simulação do crédito, utilizando como base todas as informações prestadas pelo cliente à instituição bancária.

A validade deste documento é exactamente de 30 dias. Caberá depois ao cliente e aos seus respectivos fiadores darem uma resposta no prazo máximo de 7 dias. 

Tipos de crédito abrangidos

  • Contratos de crédito habitação com hipoteca;
  • Contratos de crédito habitação sem hipoteca;
  • Contratos de locação financeira Imobiliária;
  • Outros contratos de crédito com hipoteca.

Informações contidas na FINE

A Ficha de Informação Normalizada Europeia agrega informações referentes a diversos aspectos do processo de contratação de um crédito habitação, entre eles documentos necessários, características do crédito, condições, montantes envolvidos no empréstimo, entre outros, como é o caso de:

  • Valor da TAEG;
  • Periodicidade e montante das prestações; 
  • Informação sobre todos os serviços financeiros contratados;
  • Montante do crédito e o montante total a reembolsar (MTIC);
  • Documentação necessária para a formalização do pedido de crédito habitação;
  • Taxas de juro de mora e penalizações resultantes de incumprimento;
  • Direitos do consumidor;
  • Intermediário do crédito;
  • Identificação da entidade bancária.
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A Ficha de Informação Normalizada Europeia permite assim um maior grau de transparência entre a instituição bancária e o cliente e acaba por facilitar imenso todo o processo de escolha entre os mais diversos créditos disponíveis no mercado.

Com a informação disponibilizada de forma tão simplificada e transparente, qualquer cliente conseguirá rapidamente entender as características do produto que se encontra prestes a contratar, permitindo-lhe assim efectuar uma decisão mais consciente e melhor educada, sem o risco de equívocos. 

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