As moratórias de crédito habitação a que milhares de portugueses foram obrigados a aderir, devido à pandemia do COVID-19, terminam já em Março.
Segundo o jornal Público, na edição de hoje, embora a moratória pública ou do Estado para este tipo de créditos termine a 30 de setembro, a opção dos bancos expira já no próximo mês de Março.
O jornal público refere que alguns bancos já estão a contactar os clientes, relembrando o regresso das mensalidades a partir de abril. Os bancos estarão também a sugerir aos clientes, nas situações em que estes não tenham disponibilidade para suportar a amortização de capital e juros pendentes, a procurar soluções como a renegociação de crédito ou até soluções mais abrangentes, como a consolidação de vários créditos.
Na área da renegociação de crédito contam-se opções como a fixação de períodos de carência de capital ou juros, alargamento do prazo do contrato, etc.
Segundo a DECO, só esta semana, mais de 30 mil portugueses consultaram o seu gabinete no sentido de obter ajuda para o sobrealimento.