Renegociar o Crédito habitação fica registado no Banco de Portugal? Sim

renegociar crédito habitação

A resposta simples é: Sim, fica. No caso de renegociar o seu crédito habitação com seu banco, esta mudança ficará registada na Central de responsabilidade de Crédito.

Existem dois tipos de renegociações que poderão ficar registadas na Central de responsabilidade de Crédito. São elas:

  • Renegociação por incumprimento: Deixou de conseguir pagar o crédito habitação, neste caso poderá ficar com o seu nome na “lista negra” do banco de Portugal;
  • Renegociação regular: porque foi em busca de melhores condições. Em ambos os casos ficar registado no Banco de Portugal.

No caso de um contrato renegociação no âmbito do PARI (Plano de ação para o risco de incumprimento), definido pelo Decreto-Lei nº 80-A/2022, de 25 de novembro. Este ficará registado no Banco de Portugal, mas como uma renegociação regular.

Ou seja, não se distingue de qualquer outra renegociação, tal como se pode ler no próprio site do Banco de Portugal.

Poderei ver uma renegociação de Crédito recusada por estar “marcado” no BdP?

Até ao momento não conhecemos casos em que tal aconteça, no entanto, ainda é cedo para dizer se no futuro os bancos irão alterar os métodos de decisão baseado nestes registos, até porque a tomada de decisão de um contrato de Crédito habitação depende de diversos factores.

Se estiver a interessado em renegociar as suas condições de Crédito habitação, pode sempre falar com um Intermediário de Crédito, no sentido de obter diversas propostas dos vários bancos nacionais.

Se tiver alguma dúvida sobre este assunto, deixe nos comentários.

Poderá ter interesse:  Prestação média do Crédito habitação sobe 106 euros num ano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *