Saiba se o seu nome consta na “lista negra” do Banco de Portugal (CRC)

lista negra banco de portugal

A “lista negra” do Banco de Portugal nada mais é do que a Central de Responsabilidades de Crédito(CRC), uma base de dados que agrega informações sobre o seu historial bancário. Destes dados constam todos os créditos que já contratou acima de 50 euros, sejam eles créditos à habitação, créditos a empresas, créditos pessoais e até mesmo plafonds dos cartões de crédito. Contrário à crença popular, esta base de dados não acumula apenas informação negativa sobre as suas dívidas. Portanto, estar presente na Central de Responsabilidades de Crédito não implica que esteja na lista negra do banco de portugal.

O que posso ver na Central de Responsabilidades de Crédito(CRC)?

Nesta base de dados poderá encontrar informação detalhada relativamente a todas as suas dívidas às mais diversas instituições financeiras. A Central de Responsabilidades de Crédito tem como objectivo primordial permitir a uma instituição financeira avaliar mais eficazmente o perfil de risco de um cliente, permitindo-lhe consultar a situação de endividamento do mesmo e assim determinar se é ou não viável conceder-lhe qualquer tipo de empréstimo.  Ou seja, sempre que pede um empréstimo a um banco, este consultará a Central de Responsabilidade de crédito para verificar o montante das dívidas que tem em seu nome, bem como se estão ou não regularizadas. Entende-se que esteja na “lista negra” do Banco de Portugal quando desta base de dados constar uma situação de incumprimento em seu nome. Portanto, se tem as prestações de um empréstimo em atraso, encontra-se na “lista negra” do Banco de Portugal.

Ao estar listado nesta base de dados como alguém que não tem honrado os seus compromissos financeiros, passa a ver-se impossibilitado de pedir novos créditos. Imaginemos que quer pedir um empréstimo mas tem prestações em atraso de outro empréstimo. Nesta situação, não lhe será concedido o novo empréstimo que pretende.

Poderá ter interesse:  Pagar IMI 2023: O que precisa saber

Aprenda a consultar o seu cadastro no CRC

A melhor forma de saber se se encontra ou não na “lista negra” do Banco de Portugal é consultando o seu cadastro na Central de Responsabilidades de Crédito. Para tal, basta seguir os seguintes passos:

1- Aceda à página da CRC

2- Escolha o período temporal que pretende consultar

3- Aceite os termos de acesso e clique em “autenticar e obter mapa de responsabilidades

4- Efectue a autenticação com o seu número de contribuinte e senha de acesso ao portal das finanças. Se preferir, poderá usar o seu cartão de cidadão, mas para isso será necessário um leitor de cartões.

5- Faça download do PDF gerado pelo sistema.  Neste poderá consultar a informação desejada.

Como alternativa, poderá também descobrir se está na lista negra do Banco de Portugal consultando a Lista de Utilizadores de Risco do Banco de Portugal. A autenticação deverá ser feita com o seu cartão do cidadão. No caso das pessoas colectivas, o acesso deverá ser feito através das credenciais disponibilizadas pela Administração Fiscal que utiliza para aceder ao Portal das Finanças.

10 comentários em “Saiba se o seu nome consta na “lista negra” do Banco de Portugal (CRC)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *