Vai pedir ou transferir o crédito habitação? Prepare estes Documentos

documentos crédito habitação

Se vai comprar casa, ou se vai falar com um Intermediário para negociar o seu actual crédito habitação, tenha desde já em mente quais os documentos que serão necessários para que os bancos analisem o seu caso.

Com o aumento dos juros no crédito habitação, milhares de portugueses estão a negociar a sua despesa mensal com a casa, a fim de obter melhor spreads e assim poupar alguns euros. Os Intermediários conseguem facilitar bastante o processo, mas há um parte que é mais trabalhosa e que está do lado do cliente, que é reunir todos os documentos pessoais necessários.

Documentos necessários para pedir ou transferir o crédito habitação

  • Cópia de Documento de Identificação (CC / Passaporte ou Bilhete Identidade + NIF); 
  • Última declaração de IRS e respetiva Nota de Liquidação – pode obter aqui a declaração e aqui a liquidação;
  • 3 Últimos recibos de Vencimento – fornecido pela entidade patronal;
  • Extrato Bancário dos últimos 3 meses do principal banco com o qual trabalha e/ou onde é creditado vencimento;
  • Declaração de Efetividade ou Contrato de Trabalho – fornecido pela entidade patronal;
  • Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal – pode obter aqui;
  • (No caso de estar a pedir um crédito habitação para auto construção, deverá também enviar o documento com o orçamento detalhado da obra.)

Estes são apenas os documentos relativamente aos proponentes, dependendo do tipo de imóvel ou do tipo de crédito, precisarão de apresentar de mais documentos, que pode ser por exemplo: Certidão permanente, ficha técnica da habitação (incluindo as plantas), caderneta predial, ou a licença de habitação.

No caso do pedido de crédito ao banco seja respectivo a dois proponentes(por exemplo para uma casa onde existem dois proprietários), os documentos deverão ser de ambas as pessoas. O mesmo se aplica caso exista um fiador, este deverá também enviar os documentos referentes a si.

Poderá ter interesse:  Mais-valias: Não pague se vender casa até 2024

Juntamente com os documentos, ser-lhe-á pedido também que assine alguns documentos em que autoriza, por exemplo, o Intermediário de Crédito a obter esta informação e a representá-lo junto das entidades bancárias, assim como para o tratamento de dados pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *